segunda-feira, 24 de março de 2008

Canções de Janeiro

Continuamos o nosso percurso musical. A canção mais votada do mês de Dezembro, com 4 pontos, foi A Vida não Chega, de Viviane.

E quem ganhará na lista das músicas que nos acompanharam durante o passado mês de Janeiro?... Espero que participem escolhendo as três de que mais gostaram e deixando os vossos comentários.
__________
3 Rama da Oliveira (Teresa Silva Carvalho)
4 A Queda do Império (Vitorino)
6 O Cacilheiro (Carlos do Carmo)
7 Lusitana (Mafalda Arnauth)
9 Sextos Sentidos (David Fonseca e Sérgio Godinho)
11 Ninguém é de Ninguém (João Pedro Pais)
12 Manhã Submersa (Xutos & Pontapés)
13 Montras (Mariza)
14 O Cheiro dos Livros (Cabeças no Ar)
15 Ouve-se o Mar (Mafalda Veiga)
16 Quase Perfeito (Donna Maria & Paulo de Carvalho)
17 Redondo Vocábulo (Cristina Branco) Ouvir mais uma versão de Cristina Branco, de Janita Salomé e o original de José Afonso.
18 Vem (Madredeus)
19 Cha cha cha em Lisboa (Artur Ribeiro)
20 Queda do Império (Tet Vocal)
21 Queda do Império (Sons do Vento)
__________
Passamos às dedicatórias... para a Maria Bravo, o Re-tratamento dos Da Weasel, e para a Teresa Cacho Pinilla, a grande Cesária Évora.
E agora, mais uma paródia do antigo programa dos Gato. Lembram-se da Carta, dos Toranja? Vejam a versão alternativa.

13 comentários:

Anónimo disse...

Olá!! Eu escolho a canção número 3, Rama da oliveira (Teresa Silva Carvalho). Ao ouvi-la lembrei-me da época em que bailava danças regionais ^_^

(Ó José, posso votar também, não posso?? A María faz-me ouvir as canções sempre que vamos no carro ;p )

Anónimo disse...

Desta vez não foi facil a escolha, gostei muito de quasi todas as canções.Isso sim,sem esquecer-me da RAMA ,é verdade que é linda a RAMA?.Deixa a RAMA não a toques mais.Tenho pesadelos, era da oliveira, pois não?
Agora estou a lembrar-me duma coisa muito boa que tem a RAMA ,um almoço perfeito no Porto, em Vila Meá,bom bacalhao e melhor companhia: Encarna e Pedro,Francisco e Toñi, Rosa,Raquel, Eduardo,Jose Manuel e eu.Inesquecível.Escolhí:Nº7 O CACILHEIRO.Nº13 MONTRAS(minha querida Mariza).Nº14 O CHEIRO DOS LIVROS(meu caro professor).
ALICIA.

Anónimo disse...

Olá!!! A melhor de todas as cançoes é a Carta dos Toranjas, é mesmo bonita mas tenho que acrescentar q nao esta do todo mal a versao alternativa, há inmesos videos no youtube.com do gato fedorento recomendo um clásico OS 3 GAYS MAGOS, é muito divertido. Bom deixo um beijinho para todos os alunos de Português e ao "profes"
Luisina Paula

Anónimo disse...

Ó Alicia... a tua escolha foi quase idêntica a minha!!! O meu voto, então, é o seguinte: 1º O cacilheiro (prá mim, a melhor, com diferença... saudades de Lx =S), 2º Montras, 3º Redondo vocábulo)

Muito obrigada pela dedicatória, José... agora já me esqueci, mas houve um tempo no qual quase decorei essa canção... mas nunca consegui cantar a essa velocidade =D(ainda mais saudades de Lx ;) )

Anónimo disse...

O J.I, depois de ver os videos das canções tens de dar-me tempo para reflectir. Olha que a escolha está dificil!!!
As verções da tuna são a não perder, o video caseiro da Rama vai acrescentar os pesadelos da nossa Alicia e a verção final da Queda do Imperio vai acrescentar os meus. Isto admite-se? É chocante!
Mas, como a votação tem a ver sobre tudo com a qualidade musical, as emoções e as lembranças, para mim a escolha não apresenta dúvidas e por uma vez vou concordar com a Alicia: MONTRAS (porque gosto muito da Marisa); O CHEIRO DOS LIVROS (lembranças destes anos);O CACILHEIRO.
Eu proponho uma votação alternativa: OS VIDEOS DAS CANÇÕES MAIS ENGRAÇADOS.
Estou deserta por conhecer a vossa opinião!!

boralá disse...

"quem está de fora racha lenha", mas eu votaria na "Lisboa que amanhece"...

pela letra, pela viola, pelo Godinho...

Sou fã incondicional deste poeta das cantigas!!!!!!!!!!!!!!!!!!

JOSE MANUEL disse...

Eu gostaría de contentar a Alicia e repeter sua escolha, mas acho que desta vez não será posivel.
Nao gosto nada do Cacilheiro (sinto), minha escolha são as canções número 13 - Montras, a número 15 - Ouve-se o Mar e a número 19 - Cha Cha Cha (é que ja sou maior e não posso evitá-lo.

Alem disso, tambem não posso olvidar a Viagem a Porto e os gratos momentos vividos com os colegas. Foi espectacular.

Anónimo disse...

Muito obrigada pela dedicatória José Ignacio; gostei muito dessa musica morna, Cesária Évora sona muito bem. Vou tentar encontrar a letra.
O vídeo também é lindo, suponho que são paisagens do Brasil. Ao fim teré de ir conhece-lo!Penso que é a mehlor maneira de conhecer e sentir a música morna,não achas?
Teresa

Anónimo disse...

A RAMA e a viagem a PORTO irâo sempre juntos em meu pensamento.Eu digo que A RAMA foi o hino da viagem,INESQUECIVEL COMO DIZ A ALICIA E ESPETACULAR COMO DIZ JOSE MANUEL. Gostei de todas as canÇoes,mas escolhi:nº8 LUSITANA(Sergio Godinho),nº13MONTRAS(Mariza),e a nº17 REDODO VOCABULO ENCARNA 2º NB

Anónimo disse...

Saudades do Porto ´´e o que eu senti quando ouvi o Cd do m^^es de Janeiro. Saudades do porto porque foi naquela viagem quando aprendi muitas destas cançoes. (Podem perguntar ``a Alicia ou ao Jos´´e Manuel). Todas e cada uma delas estao cheias de recordaçoes. Finalmente a minha escolha ´´e:
Nº 4 A queda do imp^^erio.
Nº 7 O cacilheiro.
Nº 15 Ouve-se o Mar.
Raquel 5ºAno

PD. Aproveito para vos contar mais uma coisa. J´´a que nao posso assitir ``as aulas quieria compartilhar com os meus colegas uma experi^^encia que tive h´´a umas semana. Eu estive a trabalhar um dia de tradutora de portugu^^es na Feval de Don benito. Gostei muito da experi^^ecia e conheci inumeras pessoas. Quando voltar ``as aulas, contar-lhes-ei tim-tim por tim-tim.

Anónimo disse...

olá a todos!
Concordo com a Luisa: os vídeos são outra história que mereciam ter sua própria secção para serem devidamente comentados!
minhas escolhas:
nº5 (pela paixão interpretativa)
nº 11 Gosto ouvir isso de "ninguém é de ninguém /quando a vida nos contém.." sem dramas, e o resto da letra.
nº13 (meu número)impecável, a Mariza.
Mas há várias menções especiais:
1 e 21 (instrumentais)
Obrigada Maria: Da Weasel...não devem lutar para tomar conta dela, eu estou cá voluntária. Podem cuidar-me...
E uma otra menção muito especial para a versão alternativa do Toranja. Inesquecível!

Anónimo disse...

Meu deus! se a Raquel nao me diz, voto o cd 5 no lugar do cd4, é por isso que nao conseguia fazer corresponder as minhas escolhas com os autores do cd, andava despistada!é porque ando nas pulgas de conhecer o top dos últimos cds. acho que também porque gostei imenso do cd5 para mim foi o melhor até agora em conjunto, gosto doutros também mas este é o mais português português para mim, tem fados incríveis.

deste cd que estamos a votar gostei das cançoes número 6,8,13 e 19 mas como só podem ser três vou ficar com ...

nao posso deitar fora a Mariza e a 19 é tao engrassada lembra-me o Machín...

Anónimo disse...

Ta bem, as regras sao as regras entao vou votar as número 8, 13 e 19.

Jose Ignacio se for possível gostaria de ter um bom endereço para encontrar as letras em português, conheço wwww.lyricsa-z.com ou algo assim pelas cançoes inglesas mas nao conheço nenhuma em português.
muito obrigada!